Ser Professor!!!!

Ser Professor!!!!
Todo dia é dia do professor...

domingo, 1 de maio de 2011

E os "Sucati" ? Você conhece?

Bem está lembrança vem de longe, lá de Lagoa Vermelha. Em uma sala de aula a professora pede aos alunos que tragam "sucatas velhas" para a próxima semana para fazerem um trabalho. Um dos meninos diz: Professora? Os sucati aqueles de come?
Bem a professora teve que explicar que eram coisas velhas que não ocupavam mais em suas casas e que estavam abandonadas. Mas bem que um sucati é bom demais de comer. Otima história não é Carina.
Me perdoe alguma falha e corija tá.
Espero que tenham gostado das nossas histórias, teriam muitas outras mas fica difícil ter que escolher e ainda assim postamos duas.

Um comentário:

  1. ..está correta sim.. Apenas alguns detalhes que devemos enfatizar...
    Esta história é verídica, tendo ocorrido no ano de 1994 em uma escola no município de Lagoa Vermelha, na turma de 1ª série.. O menino que falou dos "Sucati" era oriundo do interior do município de Ibiaçá, onde predomina a cultura herdada dos imigrantes italianos. O aluno (assim como eu) não compreendeu o que a professora tentava dizer, nós não sabíamos o que é sucata... Mas ele foi corajoso e perguntou se era "Sucati"de comer... Levou um tremendo xingão porque a professora nem sequer quis saber o que era um "Sucati"...
    percebíamos que o nosso modo de falar e as palavras que utilizávamos eram bem diferentes da cultura daquele município, e inúmeras vezes éramos discriminados pela forma de pronunciar as palavras e pelo palavreado diferente... Diferenças estas que eram encontradas dentro da mesma região.

    ResponderExcluir